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Serviços - Pessoal e Previdência

Recursos Humanos


  • A ciência que se dedica à gestão de empresas reúne a totalidade dos empregados e dos colaboradores de uma organização sob o conceito dos recursos humanos. Também se dá a mesma designação ao departamento ou à pessoa responsável por seleccionar, contratar, formar e reter os trabalhadores de uma empresa. As políticas dos RH (recursos humanos) têm o objectivo de alinhar o esforço dos empregados com a estratégia da empresa. A função é contemplada em áreas como Recrutamento e Selecção, Remunerações e Benefícios (regalias sociais), Formação e Desenvolvimento, etc. Uma das principais tarefas dos recursos humanos no seio de uma empresa é a implementação de relatórios e mapas de pessoal, que visam beneficiar da melhor forma possível das competências dos assalariados sob critérios de custo, proporcionar um clima de trabalho harmonioso (companheirismo) e desenvolver o potencial humano de cada trabalhador. A intenção é fazer com que o funcionário se sinta satisfeito com o seu trabalho e que com que seja incentivado e devidamente recompensado com vista a alcançar as metas da empresa. Esses mapas e relatórios também visam combinar as promoções do pessoal (progressão na carreira) e as actividades de formação. Outro aspecto chave na administração dos recursos humanos é a política salarial, que se propõe distribuir de forma equitativa o orçamento para retribuir ao pessoal num período de tempo determinado, com base em critérios relacionados com os méritos e o desempenho de cada um. As ferramentas tecnológicas que permitem a interface entre a gestão dos recursos humanos e as tecnologias da informação são conhecidas como Sistemas de Administração de Recursos Humanos (SARH) ou Sistemas de Informação de Recursos Humanos (SIRH).
  • Recrutamento de funcionários
  • Seleção de funcionários com pesquisa cadastral
  • Admissão e procedimentos de registro
  • Contrato de experiência.
  • Treinamento de funcionários - interno e externo – com realização de cursos, palestras, etc.
  • Atualização das fichas de registro dos funcionários
  • Atualização das carteiras profissionais
  • Preenchimento de declarações para fins de concessão de aposentadoria
  • Preenchimento da Relação de Salários Contribuição para fins de concessão de benefícios
  • Preenchimento de Atestado de Afastamento do Trabalho para fins de concessão de auxílio doença
  • Preenchimento da CAT – Comunicação de Acidente do Trabalho para fins de concessão de auxílio acidente.
  • Formalização de advertências disciplinares
  • CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
  • Confecção/atualização do quadro de horário de trabalho
  • Escala de revezamento e de férias – elaboração e controle
  • Salário-família – controle/concessão
  • Controle das horas extraordinárias com elaboração de crachá de ponto e controle do sistema de ponto-eletrônico
  • Elaboração da folha de pagamento
  • Emissão dos comprovantes de pagamento dos salários
  • Controle dos cartões salários para saque em quiosques 24 horas
  • Elaboração da folha de pagamento do 13º salário
  • Elaboração e recolhimento das guias de INSS (GPS)
  • Obtenção de CND – Certidão Negativa de Débitos com INSS
  • Elaboração e recolhimento das guias de FGTS – GFIP e SEFIP
  • Obtenção de CRF – Certificado de Regularidade de Situação do FGTS perante à Caixa Econômica Federal
  • Conectividade social – inscrição e acompanhamento junto à Caixa Econômica Federal
  • Retenção e recolhimento de contribuições sindicais – patronal e dos empregados
  • PIS – cadastramento de novos funcionários
  • PIS – elaboração das guias e recolhimento
  • Emissão dos informes de rendimentos
  • Pesquisa cadastral dos funcionários – serviços terceirizados e cobrados à parte
  • Livro de inspeção trabalhista
  • Aquisição e controle de uniformes
  • Rescisões dos contratos de trabalho – planilha de cálculo, emissão de recibos e guias
  • Homologação das rescisões dos contratos no Sindicato de classe ou na DRT (reembolso de despesas objeto de cobrança em separado).
  • RAIS – Relação Anual de Informações Sociais (serviço especial que é cobrado em separado com base no Referencial de Serviços Especiais da (AABIC).
  • Recolhimento de Imposto de Renda retido na fonte dos funcionários.
  • DIRF – Declaração de Imposto de Renda retido na fonte (cobrado à parte com base no Referencial da AABIC).
  • Controle dos seguros de vida – para suprir exigência da convenção coletiva de trabalho.
  • Aquisição e distribuição de cestas básicas – atendimento à convenção coletiva de trabalho.
  • Inscrição/renovação do Condomínio no PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador
  • Vale alimentação/refeição.
  • Controle, aquisição e distribuição de vales transporte.
  • Convênio de assistência médica.
  • Convênio de assistência odontológica.
  • CIPA – Atendimento à NR-5.
  • EPI – Atendimento à NR-6.
  • PCMSO – Atendimento à NR-7 – serviço terceirizado e cobrado em separado..
  • PPRA – Atendimento à NR-9 – serviço terceirizado e cobrado em separado.
  • PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário – serviço terceirizado e cobrado em separado
  • LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – serviço terceirizado e cobrado em separado.

 

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